sábado, 20 de junho de 2009

Vitaminas, um bem necessário


As vitaminas são compostos orgânicos da mais alta importância, necessárias ao crescimento, à reparação dos tecidos, ao funcionamento orgânico. Essenciais pra reações metabólicas específicas no meio celular e vitais para o funcionamento dos órgãos e crescimento (Vanucchi, 1998).

São um grupo de nutrientes orgânicos que promovem o bem-estar físico e mental. Devem ser ingeridas diariamente (em quantidades adequadas), através da dieta, pois não são produzidas pelo nosso organismo. Essas substâncias não produzem caloria.

As vitaminas podem ser divididas em dois grupos, onde a maior diferença entre eles, é o tipo de meio que cada um é solúvel.

A falta de vitaminas pode ser total - avitaminose -, ou parcial - hipovitaminose. Em ambas as situações, podem surgir manifestações classificadas como doenças carências. A falta de vitaminas pode ser provocada por:

· Redução de ingestão.

· Pela diminuição da absorção.

· Pelas alterações da flora intestinal.

· Pelas alterações do metabolismo.

· Pelo aumento de consumo.

O excesso de vitaminas - hipervitaminose - pode ser a conseqüência da ingestão, ou da administração exagerada de vitaminas.

classificação das vitaminas:

· Hidrossolúveis:

B1 - Tiamina

B2 - Riboflavina

B3 - Niacina

B5 - Ácido Pantotênico

B6 - Piridoxina

B8 - Biotina

B9 - Ácido Fólico

B11 - Carnitina

B12 - Cianocobalamina

C – Ácido Ascórbico

Bioflavonóides

· Lipossolúveis:

A - Ácido Retinóico

D - Calciferol

E - Tocoferol

K

Lembrete: Nada, nenhum tipo de tablete, pílula ou cápsula pode substituir uma dieta saudável ou compensar uma má dieta. Para uma boa nutrição e boa saúde a solução é simples: alimentação rica em nutrientes como frutas, vegetais e grãos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário